“O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar”

Brillat-Savarin


sábado, 22 de janeiro de 2011

Aquarela – Uma pinturinha feliz!

Gravador, check. Cabo de Microfone, check. Microfone, check. Pilhas, check. Auscultadores, check. Cabo de USB, check. Computador, check. Telemovel, check, carregador, check. Guião do dia, chek. Mais, a mala, carteira, chaves do carro... faz mala, desfaz mala e tudo tem de estar ok à entrada para o carro numa qualquer cidade ou vila do país.

Em contra relógio, muitas vezes ultrapassando todos os limites de velocidade e violando todas as regras do código da estrada... durante duas semanas, a percorrer o país de lés a lés. Quilómetros e mais quilómetros, para paragens de 15 minutos em arruadas programadas, tentado seguir a comitiva para locais que não existem no mapa.

Foi o meu dia-a-dia nestes dias de campanha, atrás de Cavaco Silva, na pior campanha gastronómica que alguma vez fiz!!! E olhem que tenho uns... 20 anos de experiência de campanhas!!!

Arruada, declarações, montagem de peça, envio do trabalho para a rádio, quilómetros, lar de idosos, quilómetros, almoço-comício, gravação, envio do trabalho para a rádio, arruada, encontrões, pisadelas, empurrões, quilómetros, mais outra arruada, apertões, encontrões, carro mal estacionado, manifestações, gravação, envio de trabalho, mais um encontro com empreendedores ou visita a uma associação, mais um jantar-comício!!!

Sem fuga possível e, praticamente, sem intervalos, com uma pergunta sem resposta: o que leva tanta gente a pagar entre 10 a 16 euros por comida intragável e vinho de mesa tascoso????!!!! Pior do que carne ou lombo assado, a ração habitual de campanha, só mesmo... arroz de trinca!

Não conhecia a expressão, mas visualizei o prato num dos jantares-comicio onde estavam pouco mais de mil pessoas: arroz para cães...com pedaços de carne!!! Despejado às colheradas nos pratos, qual gamela! Perdi a fome, confesso. Para aconchego do estômago, serviu um iogurte liquido, comprado horas mais tarde numa área de serviço.

Mas, em contrapartida, como recordação desta campanha, guardo um pão que comi em Alcobaça, num almoço com agricultores, no Your Hotel & Spa. O menu até era apelativo, mas entre gravações e envio de trabalho, foi esse o meu almoço: pão. Mas que pão!!!

Guardo também na memória, outro almoço, em Sta Maria das Lamas. Esse, sem o candidato nem apoiantes por perto. Visita às cortiças do Amorim. O candidato ficava para um almoço privado, os jornalistas tinham...via verde para almoçar.

Entre gravar intervenções, escrever, montar peça e enviar trabalho, a sobrar pouco tempo e a dividir qualquer espaço de mesa entre prato e computador! E há a sinalética que não ajuda. Experimentem ir para... Sta Maria das Lamas!

Por isso, sem desvarios, pouco exigentes, escolhemos o primeiro restaurante que nos apareceu pela frente. A sorte protege os audazes!!! Aquarela!! Registo o nome.

Buffet ao almoço e “à-la-carte” ao jantar, informa-me uma das simpáticas empregadas. Por seis euros e meio tinha pela frente uns robalinhos magníficos, fresquíssimos e bem escalados, dourada grelhada, polvo macio, garante quem experimentou, fêveras grelhadas, carne de porco à alentejana, prato vegetariano de massas e  uma imensa variedade de saladas, fora as pizzas feitas na hora, pizza de alho a servir de pão e ainda um magnifico buffet de sobremesas por mais dois euros e meio!!! Qualidade na matéria prima e no serviço, leveza na carteira... só no norte!!!

Mais o carinho com que somos tratados! Tudo muito inho. WC? Desce as escadinhas e, à sua esquerda, a portinha vermelhinha. Obrigadinha!

Sem nenhum favorzinho, quando voltar a Sta Maria das Lamas, é aqui que vou voltar a almoçar ou jantar. Com a certeza de ser bem servida e bem recebida.

Aquarela
Av. Com. Henrique Amorim – 243 r/c
Santa Maria das Lamas
Tel 220 812 788

1 comentário: