“O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar”

Brillat-Savarin


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Darwin’s café – Cozinha cosmopolita em ambiente com estilo


Sem paciência nem simpatia para espaços pseudo-modernos e pseudo-sofisticados, onde vai toda a gente, para ver toda a gente, que só é conhecida na sua própria rua, fico sempre desconfiada com esses restaurantes onde conta mais a decoração e o ambiente do que a comida, geralmente, de duvidosa qualidade.
Mas desta vez arrisquei. Tinha estado no Darwin´s café por razões profissionais, de microfone na mão, para a cobertura de um almoço de campanha eleitoral, e, nesse primeiro contacto, fiquei rendida aos imensos janelões que se abrem sobre o rio com uma luminosidade de cortar a respiração. Deslumbrante. Decoração moderna, com citações do pai da evolução das espécies e detalhes clássicos, inspirados nas bibliotecas, além de abat-jours de tecto gigantes, também eles com a estampa de animais, numa tela que nos remete para a teoria da evolução de Darwin.

A vontade de ficar ali para almoçar a ser contrariada pelo trabalho, que este era dia de sanduíche devorada fora-de-horas. Ficou a reserva para o jantar.
Já tinha provado e aprovado vários almoços no La Caffé, na Avenida da Liberdade, de onde veio António Runa para esta cozinha à beira rio.
Um e outro são projectos Lanidor. Na Avenida, por cima da loja de roupa. Aqui, em parceria e instalações da Fundação Champalimaud. A Lanidor a trazer para Portugal o conceito que afamadas marcas de roupa usam lá fora, o de se aventurarem também pelo mundo da gastronomia, numa fusão de luxo, design e glamour.
Listas diferenciadas para almoço e jantar, mais uma de snacks, para os horários fora de refeições. Vastas opções a preços sensatos, com propostas sóbrias e ligeiras. Não será para gastrónomos, mas não envergonha quem cozinha, nem se arrepende quem experimenta.
Com três pessoas à volta da mesa, pediram-se, de entrada, o carpaccio de novilho com rúcula e parmesão, o carpaccio de salmão com vinagreta de limão, aipo e queijo da ilha, e a salada de frango com tostas de queijo cabra gratinado. E se a salada pode, por si só, servir de prato principal, já os carpaccios se apresentaram muito...magrinhos! O de novilho, a 12,50 euros, trazia apenas umas 4 hóstias de carne, com a rúcula a fazer volume e sem pouparem nas lascas de queijo. Desequilibradas proporções, que não se pediu um carpaccio de parmesão! Consta também da carta de almoço, pelo que fico a saber que, em próxima incursão diurna, não o poderei pedir como prato único; e eu até nem sou de muito alimento. O de salmão, a 11 euros, a pecar também pela diminuta quantidade.
Para pratos principais, foi pedido Bife do lombo em massa folhada com cogumelos frescos e batata frita, Tranche de garoupa gratinada com queijo da serra sobre puré de batata e tomate cherry e, para mim, um Lombo de salmão que, de acordo com o descritivo da carta, se apresenta com açorda do mesmo. Salto a açorda e peço acompanhamento de legumes. No final da refeição, sou interpelada para saber se o “mix” de legumes foi do meu agrado. Este mix, sim, foi aprovado que o Mix do Catroga são contas de outro rosário e não é para aqui chamado. Menos bem o salmão, demasiado cozinhado para meu gosto.
Os relatos do resto da mesa são de aprovação.
Quem não dispensou a sobremesa, optou por um crepe recheado com maçã, framboesas, nozes, molho de chocolate branco, mascarpone e crumble. Meti lá a colher. Não deslumbrou.
Serviço simpático, a precisar de dar maior atenção às bebidas que copo de água ou de vinho não são para ficar vazios.
Só tenho pena que a demasiada luz da sala faça espelho nas vidraças e esconda a imagem nocturna do rio. E fica a promessa de que o mobiliário da esplanada chega até ao final de Maio, a tempo do verão…
Este Darwin’s Café tem todos os ingredientes para ser um caso de sucesso. Um espaço com identidade própria, sem defraudar o cliente.


Darwin's Café
Centro Champalimaud
Av. Brasília, Ala B
1400-038 Lisboa

1 comentário:

  1. Tem um brunch "razoável". Os empregados precisam de melhorar o atendimento. Concordo que tem potencial para ser um caso de sucesso, se fizer alguns acertos.

    ResponderEliminar